Dinossauro bípede respiraria como ave mergulhadora

20-05-2009 11:18

Os dinossauros terópodos (bípedes) tinham um sistema respiratório comparável aos das aves mergulhadoras de hoje, afirmam os autores de um estudo publicado nesta quarta-feira nos Anais da Sociedade Real britânica.

Esta pesquisa realizada sob a direção do biólogo Jonathan Codd, da Universidade de Manchester, baseia-se em análises comparativas dos restos fósseis de dinossauros Maniraptora (do grupo que inclui aves e répteis semelhantes) e a anatomia das aves atuais.

O estudo revelou que alguns destes pequenos dinossauros carnívoros, como o velociraptor ("ladrão veloz"), apresentavam estruturas ósseas análogas às que se observa na caixa torácica e conhecida com o nome científico de processo uncinado. Trata-se de pequenas alavancas que suspendem as laterais e o esterno (osso da parte anterior do tórax) durante a respiração.

O aparelho respiratório das aves é bem diferente do que se observa entre os mamíferos. Para que os animais dispensem a enorme quantidade de energia que necessitam para voar, ele é surpreendentemente pequeno, mas de um enorme rendimento, graças à um sistema de sacos aéreos.

Um fato interessante, ressaltam os cientistas, é que os processos uncinados apresentam um comprimento proporcional à forma de locomoção das diferentes aves: são curtos nas aves corredoras, intermediários nas espécies que só voam e compridas para as que também mergulham, assim como entre os dinossauros.

Para os pesquisadores, a existência de uma estrutura como o processo uncinado entre os dinossauros sugere que os répteis pré-históricos dispõem de um sistema respiratório eficaz e, além disso, "sustenta a hipótese segundo a qual eles foram muito ativos e capazes de seguir rapidamente suas presas".

"Um certo número de estudos já haviam mostrado que os dinossauros eram os ancestrais diretos das aves" lembram os cientistas.

"Nossos resultados vão no mesmo sentido", concluem Jonathan Codd e o co-autor do estudo, o paleontólogo Phil Manning. "Eles mostram que as semelhanças se estendem às estruturas respiratórias e que estes dinossauros respiram como as aves, com a ajuda de sacos aéreos".
 

Procurar no site

Contacto

JµиIиHσ"ﺮ


For more widgets please visit www.yourminis.com


For more widgets please visit www.yourminis.com

Questionário

O que está achando do WebSite?

Perfeito! (28)
56%

Bom; mas precisa melhorar um pouco. (8)
16%

Regular; tem muito que melhorar ainda (4)
8%

Péssimo; desiste e faz outro. (10)
20%

Número de votos 50